Adega Marel

Adega Marel integra portfólio da Garrafeira Nacional

Vinhos DOC Granja-Amareleja, da Adega Marel, juntam-se ao portfólio da Garrafeira Nacional reforçando a presença no mercado nacional.

 

A Adega Marel, projecto iniciado em 2018, na Amareleja, tem como objectivo recuperar e valorizar a tradição do vinho de talha, as vinhas velhas e as castas tradicionais. É constituído por uma equipa jovem, encabeçada por David Morgado (produtor) e Tiago Macena (enólogo), com um espírito exigente, inquisitivo e curioso.

A Adega Marel insere-se na região do Baixo Alentejo, na margem esquerda do Rio Guadiana, na povoação de Amareleja. Território de grandes amplitudes térmicas e verão longo, de calor intenso, esta região possui características climáticas e geomorfológicas particularmente desafiantes para a cultura da vinha.

A paisagem agrícola da região de Amareleja é composta por pequenas parcelas, ocupadas sobretudo por vinha e olival, por vezes ambos na mesma parcela – mantendo a histórica consociação, herdada da tradição romana. É neste mosaico cultural e paisagístico que se encontram as vinhas da Adega Marel, em “courelas” – parcelas de terras cultivadas, compridas e estreitas, com aproximadamente 1 ha.

A Adega Marel é um projecto familiar que aposta em parcerias estáveis, e vê na Garrafeira Nacional um aliado que partilha os mesmos valores e desígnios, um parceiro comercial forte, com capacidade de promoção e distribuição eficaz.

Com esta parceria, a Garrafeira Nacional vai distribuir todos os vinhos da Adega Marel:

  • Marel (Branco, Tinto e Rosé) – vinhos totalmente fermentados em inox, com controlo de temperatura;
  • Manolito (Branco e Tinto) – combina o vinho produzido na talha, de tradição milenar (uvas provenientes de vinhas mais velhas, sem controlo de temperatura, fermentação com leveduras indígenas), com um vinho de técnicas contemporâneas, com uvas provenientes de vinhas jovens, produzido em inox, com controlo de temperatura;
  • Tonico – (Vinho de Talha Branco) – produzido com uvas de castas tradicionais, provenientes das vinhas mais velhas, vindimadas à mão. Este vinho é totalmente fermentado em talhas antigas de barro, sem controlo de temperatura.
  • Já este ano serão lançados mais dois vinhos: o Tonico Tinto, que irá assim completar a gama Tonico,  e um novo vinho tinto que irá integrar a gama Marel.

 

 

A NOSSA MEMÓRIA ESTÁ NO VINHO

 

 

 



Seja o primeiro a receber as nossas notícias. Subscreva a nossa newsletter!